O Colégio

A fundação do Colégio Santa Doroteia foi um ato de obediência às determinações do Capítulo de 1961 e aos desejos da Madre Provincial, Maria José Torres, sentindo esta a necessidade de uma casa na Capital da Paraíba para hospedagem das Irmãs de Bananeiras, Cajazeiras e Alagoa Grande, que vinham a João Pessoa para tratar de negócios ou da saúde.
Um verdadeiro “peregrinar” os trabalhos e atividade na Capital Tabajara que, em 1° de maio de 1965, transformou-se em realidade e em uma vitória depois de 14 meses de lutas.
As Irmãs instalaram-se, de início, em casa alugada na Av. Coremas. Em 1966, transferiram-se para o bairro de Miramar Á Rua Sousa Lemos, onde a escola começou a funcionar, abrindo os cursos na denominados: Jardim da Infância, Pré-Escolar e Primário. Em 1967, o então Governador do estado, Dr. Pedro Moreno Gondim, doou à Congregação de Santa Dorotéia do Brasil um terreno na Mata do Buraquinho, onde seria construído o planejado Estabelecimento de Ensino.
Com a proteção toda especial de Deus, auxílio dos bons amigos e empréstimos dos Bancos da capital foi, afinal, construído o atual prédio escolar no Conjunto Castelo Branco I, entre o centro de Treinamento da Diocese e a Cidade Universitária.
Em 1969, no mesmo prédio, foi fundada pela Ir. Maria do Carmo Fernandes a escola Noturna gratuita para adultos com apenas as 4 primeiras séries do 1° grau – 120 alunos matriculados.
Muitas lutas, muitos sacrifícios foram semeados nesta terra coberta, de início, por uma cerra mata. Só a grande confiança em Deus e uma grande força de vontade levaram a efeito o que existe hoje.
Atualmente o Colégio Santa Doroteia atende crianças e jovens da Educação Infantil ao ensino Médio. Uma longa vida, uma linda história de uma educação transformadora, fundamentada à luz dos valores e da Intuição Pedagógica de Paula Frassinneti que dão força a nossa proposta pedagógica, sustentada em quatro pilares: do educar pela via do coração e do amor; da simplicidade; do espírito de família e de uma instituição em que: Crianças e jovens desenvolvam a consciência crítica, a dialogicidade, a criatividade e a participação para a cidadania; Uma ação comprometida com a justiça, a solidariedade e a paz.